Sobre este blog...


Os recursos da Física são infíndos. Ou seja, estudar física consiste numa gigantesca e árdua tarefa, o que, para muitos, acaba se tornando algo chato e cansativo por não entender o seu real valor.


Quase tudo que conhecemos hoje da tecnologia é provinda de muita pesquisa. Carros, celulares, tv, mp3, foguetes... enfim, a física é a mãe de tudo isso.

Então, por quê estudar FÍSICA?

Este blog é mais uma ferramenta para auxiliar a VOCÊ, estudante, em suas pesquisas, dúvidas, para que possamos juntos, tornar o estudo dessa ciência algo mais prazeroso e divertido...

SEJAM BEM VINDOS!!!


Este blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox☺

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Feira de Ciências!


Dentre as atividades que já vem sendo desenvolvidas pelo PIBID, temos as avaliações das Unidades Escolares, pesquisas de campo, e a Feira de Ciências, esta ultima que tem por objetivo incentivar os alunos do ensino médio a visualizar a física como uma ciência mais prazerosa. Segue o cartaz do evento, que terá duas fases:

1ª será realizada na escola, com premiação para os melhores experimentos;
2ª será na UESC, onde os alunos poderão apresentar seu experimento na SEMANA DA FISICA, evento que acontece todos os anos na intituição.

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência marcará revolução nas licenciaturas da UESC




O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) foi criado pelo Ministério da Educação, em parceria com a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena, das instituições municipais públicas e comunitárias, sem fins econômicos, de educação superior. Em 2010, acontece a terceira edição do programa que oferece bolsas para aprimorar a formação docente e contribuir para elevação do padrão de qualidade da educação básica.

Objetivos:

Um dos objetivos do Pibid é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições de educação superior. Assim como a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica.

O programa visa também proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Além de incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores.


Os alunos das licenciaturas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) também fazem parte deste projeto, abrangendo algumas escolas públicas da região, como o Colégio Modelo e o Colégio Estadual do Salobrinho, ambas em Ilheus.